segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Olha os pés de porcos

Estamos vivendo um momento muito complicado na sociedade brasileira com esta guerra declarada entre a polícia, bandidos e também a sociedade civil que não sabe a quem recorrer e como se proteger de tantas atrocidades. Meu texto abaixo, penso que possa servir para um momento de reflexão.

Olha os pés de porcos...

Estava eu em frente a minha casa, no sol, fumando um cigarrinho, vício este adquirido após os trinta e três anos para desespero da minha família, amigos e muita censura de meu médico. O caso é que na rua onde moro que margeia a avenida, passava uma senhora de mãos dadas com seu filho, talvez neto, que aparentava em torno de quatro anos. Nesse instante, passava também, na avenida um grupo de 6 motos da polícia militar.Esta senhora começou a falar para o menino: “olha os pés de porcos, olha os pés de porcos... continuou, enquanto os policiais se distanciavam, entoando a canção: olha os pés de porcos... Coloquei-me a pensar os por quês dessa animosidade. A própria família inculca nesses jovens e crianças essa aversão àqueles que estão aí para proteger e servir. Por que será que esse fenômeno é constante em todos os lugares? Onde foi que erramos todos? É bem verdade que o descrédito advém de ordens mal dadas. Policiais partem para cima de professores com cavalos provocando tumultos, medo e ferimentos. Policiais invadem casas em busca de uma bolsa de uma parenta de político poderoso, sitiando por vários dias, batendo e humilhando pessoas em bairro pobre de Curitiba. Aqui poderia ser elencados uma série de revezes que ocorrem o Brasil afora, mas preferi me ater a problemas locais. Podemos mudar tudo isto? Diria que, com muito trabalho, aproximação e respeito seria possível mudar essa estória. Enquanto isto: olha os pés de porcos, olha os pés de porcos... Ah, preciso parar de fumar porque médico me advertiu que estou entre os 15% de cidadãos que podem morrer pelo cigarro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários serão aceitos e mantidos desde que não apresentem conteúdos ofensivos.